#day136 – não acredito em amizades coloridas

Às vezes custa-me a perceber o que é um amigo colorido. Que amizade ou “amor” é esse em que só há partes e se esquece o inteiro. Que tipo de relação pontual é essa em que só se usufrui do que apetece quando apetece. Então hoje estou com “A” e amanhã não falamos? Ou estou indefinidamente com uma pessoa com a qual não assumo nenhum compromisso? Mas afinal estou ou não com essa pessoa? 

Uma coisa é deixar uma relação evoluir. Outra é barricar o crescimento com um rótulo de não rótulo. Esse medo ou indiferença de se assumir algo que se tem mas não se quer consumar. 

Onde estão as tentativas sérias de construção de algo maior que nós? Onde está a vontade para seguir um caminho real de mãos dadas com tudo o que isso implica? Ou, onde está a clareza e coragem de pôr um ponto final em algo que sabemos de antemão que não terá futuro?

Após 8anos de relação à qual dei mais de mim do que imaginei ser possível, descanso agora e pela primeira vez consigo aproveitar melhor a minha companhia do que com qualquer “amor” ou amigo “colorido”. É importante entender que relações pontuais servem para suprir as carências do momento. Mas levar-nos-ão à felicidade completa em nós? Será que uma relação “depois falamos” nos tratará para mais perto de nós? 

Não há certo nem errado em ter um amigo colorido. Cada um sabe de si. Mas às vezes tenho saudades das maneiras à antiga. “Anda cá Maria que agora estás comigo” :p A descomplicação de algo que agora me parece bem mais complexo. Esta infinita panóplia de “tipos de relação” que vão rotulando sentimentos mais-ou-menos. Para mim ou se gosta e se quer investir, ou não. Preto no branco. Nunca sabemos se a relação vai funcionar ou que resultado terá. Mas se for para tentar, acredito eu, terá que ser com tudo. Para que a tentativa seja real e não fique aquém de si mesma. Por isso não costumo ter meios termos. Ou quero e tento realmente, ou não quero e encerro o assunto. Limpo e claro assim. Simplifica tanto a vida que não gostaria de ser de nenhuma outra forma. Mesmo quando essa forma não é percebida. Pois hoje em dia no mundo reinam as tais amizades coloridas. Como se a cor viesse pontualmente quando é preciso. Não vem assim. Vem constantemente pela forma como vemos o mundo. Vem em tons inimagináveis quando adoramos o que temos dentro. E nunca mais trocaremos este cenário interno de mil tons permanente por um qualquer filme que passa de vez em quando na tela de um dia mais amargo. Podem-me chamar extremista, mas se há coisa que aprendi foi a trazer cor ao meu mundo sozinha, para que quando aparecer alguém que realmente valha a pena, eu poder presentear essa pessoa com uma exposição permanente do meu mundo, de mil cores, pintado e apresentado por mim. 🌈

Anúncios

3 Comments Add yours

  1. Pedro Miguel diz:

    E o medo? Que dizer do medo que implica carregar uma mão, proteger num abraço? Ser protegido! E o medo? E o medo que tem uma entregar? o reconhecer a liberdade de precisar do outro? Ah, e o medo? O medo de entregar e amanhã enfrentar o vazio… Ah e o medo! Esse metafísico lápis de colorir as amizades que não queremos assumir que nos tornam a vida mais cinzenta… È tão mais facil pegar no smartphone e digitar um sos que nos conforte na noite, sabendo que ao outro dia não temos de olhar novamente aquela cara! Ah é tão mais facil ter medo…tão mais moderno…rápido, “livre”!
    Amizades coloridas…para quem vive a vida a preto e branco…

    Liked by 1 person

  2. tagido diz:

    Reblogged this on Byzantine mysteries and commented:
    Precisamente …

    Gostar

  3. Daniel diz:

    Concordo plenamente ctg, tbm para mim não existem amizades coloridas. E não há razão nenhuma para te chamarem extremista, radical ou seja o que fôr. Por e simplesmente as relações ou existem e se consolidam com o tempo ou não existem. Ponto. É a forma, a meu ver, mais prática e mais honesta de se assumir algo. Eu nunca conseguiria ter uma amizade colorida. Ou amo mesmo a pessoa ou não amo 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s