#day168 – há quem gira o seu tempo. Eu prefiro gerir a minha energia. 

Não somos máquinas. Somos pessoas. Por isso não me posso cronometrar para terminar determinada tarefa em determinado tempo e a determinada hora. E não me venham com “estudo científicos de optimização de produtividade”. Essas palavras esgota-me. Esvaiem o meu coração de vida. 

Mas… Tenho sempre energia para o que amo. Apenas tenho que fazer pausas, não vá eu morrer de entusiasmo 😝

Então, o primeiro passo é garantir que a maior parte do nosso dia fazemos algo que nos apaixona mesmo. Isso é crucial para estarmos sempre cheios de força, energia e motivação. Sei que para quem possa estar no início desta caminhada, isto pareça muito distante. Nesse caso, que se comecem com hobies que dêem muito prazer. Lembro-me que há 7anos, quando trabalhava em registo muito diferente, inscrevi-me em aulas de dança vários dias por semana. Poder sair do trabalho e fazer algo que me dava mesmo prazer, energizava-me imenso e ajudava-me a colocar limites nas “reuniões de última hora” porque “tenho compromissos pessoais agora”. Ao início parecia estranho para a equipa. Mas todos entendiam que estar no escritório 10h a 12h, era humanamente impossível e aos poucos já nem questionavam as minhas horas de saída. Quando estamos bem e felizes, o trabalho flui melhor, tudo se termina a tempo, e os objectivos cumprem-se. Não é o número de horas que define a qualidade do meu trabalho, mas sim a energia e entusiasmo que é entregue ao projecto e à funcao. A paixão para fazer acontecer que nasce deste posicionamento.

Despois, aos poucos, essa disciplina vai gerando coerência interna e vamos conseguindo alinhar as nossas horas e projectos, retirando energia e tempo ao que não queremos, e a entregar a nossa disponibilidade emocional ao que amamos. 

E damos por nós um dia a viver o nosso sonho e o nosso tempo passa a ser a ser gerido pelo coração. Trabalho 16h seguidas se me der na gana, ou vou para a praia se não estiver minimamente inspirada. Tenho muito tempo livre para mim e nesse tempo encontro soluções super criativas para os meus clientes. Nunca falho prazos (ou qse nunca para não ser demasiado exigente com algum dia que não consiga mm), e sempre estou disponível. Só quando estou mesmo exausta, paro tudo, coloco o telemovel em modo de voo e desligo mesmo até voltar a “estamina”. A energia sempre regressa depois de um descanso merecido. Por isso é, na minha opinião, mais necessário aprender a gerir a minha energia que o meu tempo. Por 2 simples motivos: sou humana. E sou mais feliz assim. 😃☀️

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s