🌀 Oásis por entre desertos

Há mais de um mês que estou a morar numa ecovilla muito especial. Piracanga.

Para quem não conhece estas andanças, ecovillas são comunidades intencionais que juntam pessoas com intenções de vida semelhantes. Neste caso, para além da forte e consistente componente espiritual, é dos lugares mais coerentes do ponto de vista de sustentabilidade que já conheci. Não entram químicos de nenhuma espécie aqui dentro. As águas são honradas e por isso cuidadas em profundidade. Os ciclos de todos os produtos são fechados. Entra muito pouco lixo (na maio parte até por parte dos visitantes menos conscientes). Tudo é compostado, reutilizado ou no limite vira um tijolo ecológico – garrafas pet onde vamos colocando todos os resíduos para os quais não temos utilidade nenhuma que quando estão cheios e bem rijinhos, servem de matéria prima para as construções de adobe das casas e infra-estruturas gerais.

A gestão e vivência é comunitária, as pessoas estão encaixadas nos seus propósitos de vida, e com mais ou menos desafios, vão fazendo funcionar alegremente um incrível centro de retiros e formações transformadoras. As refeições são veganas. Não há crueldade animal cá dentro e muito se planta de biodiversidade através de métodos de permacultura e agro-floresta. As abelhas têm casa, e o lugar é presenteado com um rio que desagua no mar e que mais parece um paraíso na terra.

Precisava de vir aqui reaprender o que tem que acontecer e a que escala. O que faz sentido ou não nesta altura em termos globais e no fundo perceber que precisam existir estes oásis para nos devolver a esperança e mostrar que é possível.

Teria tanto a dizer deste lugar e desta minha vivência. Tenho um estilo de “férias” um pouco distinto 😬 vou acabar por ficar dois meses. A dar e receber esperança para nos fortalecermos enquanto indivíduos e projectos para no fundo percebermos que não estamos sozinhos nesta caminhada coletiva para o bem de toda a Humanidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s